Qual problema você está resolvendo?

Gabriel Moma
3 min readSep 29, 2017

“The fundamental cause of the trouble is that in the modern world the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt.”
― Bertrand Russell

Durante meus muitos dois anos de experiência (ironia) como designer aprendi que o design funciona como um entendedor de problemas que são mal definidos e gerador de soluções para problemas bem definidos. Isso ficou ainda mais certo para mim depois que comecei a cursar uma pós-graduação de Business Design.

No entanto, foi a partir dessa pós que comecei a me questionar como designer e falando de algo maior, comecei a me questionar como ser humano que vive nesse belo planeta azul pouco saturado.

Qual problema você está resolvendo?

Não acho que o design, nem o empreendedorismo salvarão o mundo, eles são apenas ferramentas por meio das quais solucionamos problemas, mas acredito que pessoas podem salvar pessoas. Com o design e o empreendedorismo me possibilito solucionar mas ser humano me da a capacidade de salvar.

Bom, vamos remover todo esse tom de salvação do texto e explicar o que estou dizendo.

Vivemos em uma época em que todos são startupeiros. Todos são founders, co-founders, CEO’s e estão criando um MVP para suas startups. Não estou criticando, até porque eu sou um desses founders e também estou trabalhando em um MVP. A única pergunta que faço a você designer, empreendedor ou caro leitor é esta:

Qual problema você está resolvendo?

Atualmente existem formas mais fáceis e mais colaborativas de fundar uma startup (manter ela em pé é outra história), “basta ter uma ideia genial e colocar seu projeto em um Kickstarter, Indiegogo ou Catarse para conseguir capital e fazer seu negócio crescer”, no entanto, a ideia genial não será tão genial assim se ela estiver resolvendo um “problema errado”, ou pior, nem estiver resolvendo um problema de verdade.

Trazendo para outras palavras o que falei anteriormente, ser humano nos permite conhecer os verdadeiros problemas vivenciados pelas pessoas e esse conhecimento conduz na criação de soluções para o que verdadeiramente é uma dor.

Conclusão

Como nem tudo é perfeito, devo dizer que nunca houve um tempo como este mundo vuca (volatil, uncertain, complex and ambiguos) em que vivemos atualmente, nunca foi tão difícil descobrir quais são os verdadeiros problemas e seus gatilhos. Aqui entram modelos mentais como o design thinking, mas não é o caso de explicar sobre isso agora.

Portanto, quero deixar apenas uma última pergunta:

Qual problema você está resolvendo?

Ainda está por aqui?

Então conheça um pouco mais sobre este jovem designer. Você também pode dar uma olhada em algumas das coisas que eu tenho feito por ai e logo abaixo ⤵ você pode comentar algo para podermos trocar uma ideia. Até mais. :D

--

--

Gabriel Moma

🌱 Builder, Designer & Creator | “My fear is to be ordinary” says an ordinary human! www.gabrielmoma.com